Partilhar a Paz
Somos a Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável (E=GPS).
A Cátedra E=GPS pretende integrar os estudos e práticas da Paz Positiva com os conhecimentos científicos da Psicologia Positiva e dos estudos da felicidade, criando projetos - de intervenção e transformação social, de investigação e de divulgação - que otimizem uma cultura de promoção da paz ao nível local e global.
Tendo começado em maio de 2017, este projeto, sediado na Universidade de Lisboa, mas de âmbito internacional, tem vindo a concretizar-se através de iniciativas formativas e na área da educação - aos níveis micro, meso e macro - ligando a ciência à práxis, à pedagogia, à inovação e às tecnologias, para capacitar ao nível do conhecimento sobre a paz positiva e a felicidade pública, fazendo-o de forma sistémica, crítica e sustentável.
Estas iniciativas têm abrangido as seguintes áreas-chave:
- Formação de professores e educadores;
- Introdução de conteúdos ao nível de programas e currículo;
- Recriação de ambientes de aprendizagem e inovação pedagógica;
- Ensino inovador, com apoio à construção de materiais pedagógicos;
- Monitorização de recursos, necessidades, ferramentas e instrumentos na área da paz, da felicidade e da sustentabilidade;
- Concretização de práticas de paz baseadas em evidências cientificas, promovendo simultaneamente a ciência e ações fundamentadas e rigorosas; e
- Catálise da cooperação internacional em redor dos âmbitos da sustentabilidade, bem-estar e paz global.
No âmbito do EARTHfest'2020, escolhemos partilhar um dos projetos da Cátedra que temos desenvolvido ao longo dos últimos seis meses.
Criámos um encontro, que tem ocorrido uma vez por mês, denominado “Partilhar a Paz”. Nestes encontros, familiares e informais, estão presentes projetos práticos a decorrerem no terreno ou digitalmente - em áreas como a educação para a paz, a cidadania, a sustentabilidade, a qualidade de
vida, o bem-estar, os direitos humanos - em curso no contexto de qualquer sistema humano ou organização.
Para estes encontros, todos e todas são convidado/as a apresentar os seus projetos, relacionados com
estas áreas, com o objetivo de os mesmos ganharem visibilidade e, de maneira orgânica, serem criadas parcerias.
Nestes eventos, o grande foco é a partilha aberta, a colaboração e a cooperação, o crescimento humano e o florescimento comunitário, através da co-aprendizagem e da procura e divulgação de soluções pragmáticas e positivas para estes tempos complexos.
Pretende-se aproveitar esta oportunidade para mudar o paradigma para uma realidade mais harmoniosa, cooperativa, pacifica e conectada com a natureza.
Esta ação tão simples, de juntar pessoas em locais diferentes, mensalmente, e dar-lhes a oportunidade de ter voz para partilharem as suas criações e projetos coletivos para o bem comum (das pessoas e do
planeta), tem conectado dezenas de pessoas que, ao longo de participações assíduas, já se sentem em comunidade.
O projeto tem permitido que estes pacifistas, que participam nos nossos encontros, sintam que não estão sozinh@s nesta busca pela paz individual e coletiva, pela cooperação e pela natureza. Estamos mais que nunca junt@s e a remar na mesma maré.
Rafaela Gomez Leal
Para mais informações sobre a Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, incluindo todos os eventos e este encontro em especial, estão disponíveis os seguintes canais:
Newsletter: aceder enviando um e-mail para edupeacesustainability@gmail.com.
Sobre a Rafaela...
Rafaela Gomez Leal, nascida em Sintra, começou por trabalhar no associativismo juvenil durante vários anos, em várias organizações. Criou e participou em dezenas de projetos inseridos na área da educação não-formal e sobre o tema da Paz, suportados pela União Europeia, Erasmus+, em 36 países. Estudou Relações Internacionais para perceber um pouco mais o mundo, mas foi apenas a conhecer o mundo que conseguiu entendê-lo mais. Estudou vídeo e fotografia, em várias escolas, para redescobrir uma ferramenta de ação. Dedica-se atualmente a vários projetos de sustentabilidade e colabora com a Cátedra UNESCO da Educação para a Paz Global Sustentável.